; namesdomino.nsf; ; notescli/BaseUnica/Baseunic.nsf, NAnonymousERRO Erro CompanyNameErro CompanyNameExternoErro CompanyName Erro CompanyNameExternoCIJUNS PMJ - SMC - Calendário de Eventos - Eventos municipaisNãoSimSimPMJSITE/biblio.nsfPMJSITE/cadusers.nsf PMJSITE/tabelas.nsfPMJSITE/portal.nsfPMJSITE/menu.nsf

Festivais e Mostras

Programa Jovens Instrumentistas "Profª Maria Carlota Orsi Dias"

Foi criado na década de 80 pela pianista Maria Carlota Orsi Dias que, na época, presidia a Comissão Municipal de Música, com a ideia de reunir a classe artística num grande encontro de arte que, mais tarde, se transformou no "Jovens Instrumentistas". O evento tem como objetivo valorizar e incentivar a atividade musical, destacar e revelar novos talentos e promover a integração e o intercâmbio entre as escolas, músicos, professores e alunos para fins exclusivamente didáticos. Reúne instrumentistas, residentes em Jundiaí, com até 25 anos e que estudam em escolas da cidade. As apresentações devem priorizar os instrumentos acústicos

Maratona de Bandas Estudantis
Estudantes que possuam vínculo com Jundiaí através de moradia e/ou estudo em escolas do ensino médio, cursos profissionalizantes, cursos pré-vestibulares e instituições de ensino superior, com frequência regular comprovada, são o público alvo da Maratona de Bandas Estudantis. Esse evento foi idealizado pela Prefeitura, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e visa estimular os adolescentes que não costumam participar do Festival Canta Encanto, que já acontece tradicionalmente na cidade e de repercussão nacional. A proposta é promover a integração cultural entre as Bandas e até revelar talentos, pois existem excelentes bandas e que ficam restritos às apresentações em escolas, garagens e um ou outro barzinho.

Mostra de Dança de Jundiaí e Mostra Itinerante
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e a Comissão Municipal de Dança, promove dois importantes eventos para o segmento: a Mostra de Dança de Jundiaí e a Mostra Itinerante. Os eventos visam proporcionar oportunidade para os artistas demonstrarem suas aptidões, possibilitar a troca de experiências, promover o conhecimento nas diversas linguagens da dança, incentivar a continuidade do estudo desta arte e a formação consciente de novos profissionais, além da divulgação e da socialização de produções artísticas, como fator de congregação dos admiradores de dança.

Encontro de Corais
Encontro de Corais visa promover o intercâmbio entre os participantes, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral da cidade, com participação de corais de outros municípios como convidados, além de conscientizar a comunidade sobre as importâncias sociais, educativas e culturais do canto coral, incentivar a criação de um mercado de trabalho para regentes e professores de canto e música e difundir o trabalho dos corais.

4° Mostra de Teatro de Jundiaí e Mostra Itinerante
A Mostra de Teatro de Jundiaí e Mostra Paralela Itinerante acontecem anualmente no mês de Outubro, parceria da Prefeitura de Jundiaí e Conselho Municipal de Cultura, Comissão Municipal de Teatro. Os espetáculos permitem a troca de experiências entre os grupos e os artistas participantes, a socialização de produções artísticas dos atores e companhias de teatro e também a divulgação desta arte para o público, funcionando como fator de congregação dos admiradores de teatro.

Festival de Música "Jundiaí Canta Encanto"
A Prefeitura do Município de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Comissão Municipal de Música, promove anualmente o Festival de Música "Jundiaí Canta Encanto". O evento tem como objetivo incentivar a produção musical, estimular e revelar talentos na área, proporcionando assim, o intercâmbio cultural e a integração entre os Estados do nosso país. As inscrições são gratuitas e é previsto pelo regulamento que cada concorrente pode inscrever apenas uma composição. O gênero musical é livre e o tempo máximo de execução é de 5 minutos. Somente são aceitas canções na língua portuguesa, podendo ocorrer inserções em língua estrangeira, desde que não se descaracterize a língua original da composição. O Festival é realizado em três etapas: pré-seleção, eliminatória e final.

Concertos de Inverno
Dentro da proposta de dinamizar os espaços culturais da cidade e ao mesmo tempo oferecer à população oportunidade de maior contato com os seus artistas a Secretaria Municipal de Cultura promove anualmente os Concertos de Inverno, no Museu Histórico e Cultural, Sala Glória Rocha e Teatro Polytheama